sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Felizarda Coelho Marinho e Manoel de Sousa Jardim (II)

Felizarda Coelho Marinho e os Sousa Jardim (II)

No artigo anterior, falamos nos seguintes  filhos de Manoel de Sousa Jardim e Felizarda Coelho Marinho: Leonor Duarte que morreu solteira, Ignácio de Sousa Jardim e Luisa de Sousa que casaram com filhos de Leandro Rodrigues de Sá. Vamos aos outros filhos que encontramos:
Manoel de Sousa Jardim que, em 17/9/1753, casou com Anna Gomes da Câmara, filha de Manoel Gomes da Câmara e Catherina Barbosa; Antonio de Sousa Jardim que, em 3/2/1757, casou com Antonia Maria Gomes, outra filha de Manoel Gomes da Câmara e Catherina Barbosa; Lourença Dias da Rocha que, em 23/10/1759, casou com Nicácio Nunes da Cunha, filho natural do português João Nunes da Cunha e Michaela Gomes, do sertão de Mossoró; Anna Maria dos Prazeres que casou com o viúvo João Rodrigues da Costa, filho de João Rodrigues da Costa e Quitéria Camello; Francisco Xavier de Sousa que, em 2/10/1760, casou com Januária Constantina filha de Gonçalo de Lira e Phelippa Antonia; Nicácia de Sousa que, em 18/5/1767, casou com Manoel Duarte de Azevedo, filho natural de Nicácio Duarte e Tereza Duarte; José Pedro de Alcântara que foi pai natural de Marcelina, em 1772; A última que encontramos, Maria da Conceição, terá seu casamento transcrito  a seguir, por conter mais informações úteis para nossa hipótese sobre Felizarda Coelho.
"Aos dez de junho de mil setecentos e setenta e seis ao meio dia na Capela de Sam Gonçalo do Potigy, em presença do Reverendo Padre Manuel Antonio de Oliveira e das testemunhas que vieram assinadas Gonçalo Gomes Barbosa, Manuel Duarte de Azevedo, casados, e moradores nesta Freguezia, de licença minha depois de dispensados no terceiro grau de consanguinidade simples pelo Reverendo Doutor Visitador Alexandre Bernardino dos Reyes, e corridos os banhos de suas naturalidades, e domicílios, sem se descobrir impedimento algum ate a hora de seu recebimento se casaram os nubentes Luiz Duarte filho legitimo de José Figueira e de Archangela Lopes, e Maria da Conceição, de Manuel de Sousa Jardim e Felizarda Coelho, todos naturais desta Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, e logo tomarão as Santas Bençãoes na forma do Ritual Romano, de que mandei lançar este assento em que em verdade me assino. Pantaleão da Costa de Araujo. Vigário do Rio Grande."
Essa Archangela Lopes, acima,  era filha de Luiz Duarte de Azevedo e Lourença Lopes. Archangela era, portanto, irmã de Francisca Lopes Xavier, esposa de Antonio Dias Machado filho de João Machado e Leonor Duarte. Francisca Lopes e Antonio Dias foram dispensados do 2º de consangüinidade quando se casaram.  Dessa forma, Archangela Lopes  tinha parentesco de 2° de consanguinidade, também, com Antonio Dias Machado. Assim, o parentesco de Maria da Conceição com Luiz Duarte, no casamento acima, só poderia ocorrer se Felizarda tivesse parentesco com Luiz Duarte de Azevedo ou Lourença Lopes. Isto é, Felizarda deveria ser irmã de Antonio Dias Machado. Com a falta de alguns documentos ou por conta de registros da Igreja com poucas informações, algumas relações de parentesco só podem ser estabelecidas através de um processo de dedução a partir de informações existentes nos diversos documentos da Igreja.
A título de informação, dois filhos de José Figueira, Francisco Xavier Duarte e Antonio Lopes de Azevedo, sentaram praça, em 1789, no Açu. Em treze de março de 1774, nasceu uma filha de José Figueira e Archangela Lopes, de nome Ana. José Figueira era filho de Luiz Mendes e Jeronima Nunes, naturais da Vila de Goiana. Acredito que os Duarte e Azevedo ligados a Antonio Lopes Viégas  são da  família de Luiz Duarte de Azevedo e Lourença Lopes.
O Sargento Mor Manoel de Sousa Jardim faleceu, em 1771, com a idade de 70 anos pouco mais ou menos.  Felizarda faleceu em 1801 como transcrevemos abaixo.
 "Aos dez de março de mil oitocentos e um, faleceu, com os Sacramentos da Unção, Felizarda Coelho, viúva, de idade de cento e dez anos pouco mais ou menos, moradora no lugar do ginipapeiro de Perituba, desta Freguezia, foi sepultada na Igreja de São Gonçalo em hábito de São Francisco, encomendada de minha licença, pelo Padre Antonio Pedro de Alcântara: e para constar mandei fazer este assento em que me assinei."
Com essa informação acima, ela deveria ter nascido por volta de 1691.No artigo anterior vimos que Felizarda, filha de João Machado de Miranda e Leonor Duarte de Azevedo, nasceu em 15 de Setembro de 1706. Nos registros de batismos que vão de  1688 até 1711, encontramos outras pessoas batizadas com esse nome: Felizarda  que era filha de Manoel da Costa Rego e Teodósia da Rocha; e,  Felizarda filha de Bartolomeu da Costa e Damasia de Araujo. Não encontrei nada que pudesse levar a hipótese de que uma dessas duas fosse Felizarda Coelho Marinho.
Assim, a única possibilidade que restava era que a filha de João Machado de Miranda e Leonor Duarte de Azevedo, até pelas referências encontradas acima, fosse, realmente, Felizarda Coelho Marinho. Mas uma vez, houve um erro no cálculo da idade no registro de óbito. Felizarda morreu na verdade com aproximadamente 95 anos de idade. Erro semelhante ocorreu com Antonia da Sylva, esposa de Manoel Raposo da Câmara. O registro de óbito diz 100 anos, mas ela morreu com aproximadamente, 89 anos.
Acredito, até por situações assemelhadas, que o sobrenome atribuído a Felizarda Coelho Marinho venha de ascendentes de João Machado de Miranda ou de Leonor Duarte de Azevedo. Continuo a procurar uma prova mais contundente. Por enquanto é só uma hipótese com muitos indícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.