segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

As raízes Angicana de Micarla de Sousa


As Raízes Angicanas de Micarla de Sousa
A eleição terminou, mas a ressaca eleitoral continua e deve ir até o carnaval. As queixas, os ressentimentos e  as novas pressões estão no ar. Mas, a Terra caminha para completar mais uma volta em torno do Sol, e este, iluminando a todos indistintamente, segue  no seu movimento pelo Universo indiferente a tudo.
Aqui continuaremos nossas pesquisas, reconstituindo um pouco a nossa história que se encontra submersa nos livros de registros. Escrevemos o último artigo sobre o Barão de Serra Branca e seus irmãos e agora vamos escrever um pouco sobre alguns ascendentes da Prefeita eleita, Micarla de Sousa.
Socorro Sousa me encaminhou para Socorro Medeiros, irmã de João Felipe de Medeiros, que conviveu comigo no governo de Garibaldi, ele como Chefe de Gabinete na STOP e eu como Adjunto na Secretaria de Planejamento. Socorro me forneceu alguns dados que ligavam José Paulino de Sousa, pai de Carlos Alberto de Sousa e avô de Micarla a Maria Jovelina, cuja ascendência eu já conhecia. Pois bem, Paulino e Adelaide, mãe de João Felipe de Medeiros, eram filhos de Maria Gonçalves de Sousa e Lafayete Pinheiro de Sousa.  
Maria Gonçalves, por sua vez, era filha de Maria Jovelina Bezerra Torres (tia Sinhá) e João de Deus Gonçalves (Janjão), filho de João Felippe Teixeira de Sousa e Quitéria Olímpia de Deus Gonçalves. João de Deus e Maria Jovelina casaram em 1894. Maria Jovelina nasceu em 24 de abril de 1875.  Eram seus pais Francisco Avelino da Costa Bezerra e Josefa Maria da Costa Torres. Foram seus padrinhos os tios Cadete José Avelino Martins Bezerra e Francisca  das Chagas Torres.
Josefa Maria da Costa Torres descendia, por sua vez, de Francisco Xavier Torres Junior que veio de Touros, e de Maria Joaquina Lúcia da Costa. Eram pais de Francisco Xavier, Francisco Xavier Torres e Úrsula Córdola do Sacramento. Minhas informações sobre os Torres param nesse último casal.
Já Francisco Avelino da Costa Bezerra, pai de Maria Jovelina, era filho de Alexandre Avelino da Costa Martins e Anna Francisca Bezerra. Alexandre teve uma participação muito ativa na região. Além de erguer a Capela de Nossa Senhora da Conceição  de Carapebas, hoje Afonso Bezerra, foi vereador na Câmara Municipal de Angicos, de 1853 a 1857; em 1861 tomou posse na Câmara como 2º Juiz de Paz; em 1862 tomou posse como Delegado de Polícia do Termo da Villa de Angicos. Anna, a mãe de Francisco Avelino, era filha do Tenente Coronel Antonio Francisco Bezerra da Costa, um dos primeiros povoadores de Carapebas que também  foi  vereador da primeira Câmara Municipal de Angicos, em 1834. Todos esses personagens, Antonio Francisco, Alexandre Avelino têm como ascendentes comuns o português, residente no Assú, João Barbosa da Costa e Damásia Soares. Uma filha desse último casal, Anna Barbosa da Conceição era casada com o fundador de Angicos Antonio Lopes Viégas. Anna era irmã de Antonio Barbosa, pai de Antonio Francisco e do Capitão  João Manoel da Costa. Este último era pai de Vicente Ferreira da Costa e Mello do Ó, o pai de  Alexandre Avelino.
O Bezerra da família vem de Claudiana Francisca Bezerra, esposa de Antonio Barbosa da Costa. O pai de Alexandre Avelino, Vicente Ferreira da Costa e Mello do Ó casou com Joaquina Maria do Rosário que era filha de Antonio Martins dos Santos e Felipa Maria Duarte. Felipa era filha do fundador de Angicos Antonio Lopes Viégas.
Maria Jovelina, trisavó de Micarla, era prima carnal do médico cardiologista aqui em Natal, Francisco Téodulo Avelino, ex-deputado estadual e prima legitima do Jornalista Pedro Avelino, ex- prefeito do Acre, e do rábula Emygdio Avelino (pai de Edinor e avô de Gilberto Avelino) que se fixou em Macau, onde foi Intendente Municipal. Emygdio foi Deputado à Assembléia Estadual em várias legislaturas. Era Maria Jovelina, ainda, sobrinha do Cadete e herói da Guerra do Paraguai, José Avelino, que presidiu a Câmara Municipal de Angicos, antes de João Felippe da Trindade. O escritor Afonso Bezerra era primo em segundo grau de Maria Jovelina. Monsenhor Júlio Alves Bezerra e  o Jacob Avelino Bezerra que foi  vice-prefeito de Angicos eram primos legítimos de Maria Jovelina.
Já João Felippe Teixeira de Sousa, pai de João de Deus, foi professor e rábula. Conta “Padre” Xavier que ele trocava o r por l. João Felippe foi Secretário da Câmara Municipal de Angicos na mesma legislatura em que Alexandre Avelino foi vereador. João Felippe Teixeira de Sousa era filho de José Teixeira de Sousa e Maria Manoela da Conceição  Quitéria Olímpia de Deus Gonçalves, esposa de João Felippe,  era filha de João de Deus Gonçalves e de  Francisca das Chagas de Deus Gonçalves (Azevedo). Quitéria era irmã de Joaquim Firmino de Deus Gonçalves. O esposo de Maria Jovelina tinha o mesmo nome do avô paterno e por isso não herdou o sobrenome Sousa e sim Gonçalves.
O Sousa de José Paulino vem de Lafayete Pinheiro de Sousa. Os sobrenomes Torres, Avelino e Bezerra desapareceram nas descendências seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.