quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uruaçu:sobrevivente e descendentes (II)

Uruaçu: sobreviventes e descendentes (II)

Alguns relatos sobre o massacre de Uruaçu, em 3 de Outubro de 1645, dão conta que duas filhas de Estevão Machado de Miranda foram mortas e uma terceira foi entregue a um índio em troca de um cachorro. Lopo Curado Garro, no relato para João Fernandes Vieira e André Vidal de Negreiros, só faz referência  a uma filha de Estevão, aquela menina de sete anos, citada no artigo anterior. Por sua vez, Manoel Maurício, descendente de Antonio Vilela Cid, afirma que Estevão e a esposa Barbara Vilela Cid tiveram uma única filha.
Como escrevemos antes, a filha única de Estevão e Bárbara era Margarida Machado de Miranda que casou com o Capitão Manoel Duarte de Azevedo. Deste casamento houve  uma única filha, Catharina Duarte de Azevedo, que casou com o Sargento Mor Manoel Rodrigues Santiago.  Segundo Manoel Maurício, este último casal teve três filhos: Antonio Rodrigues Santiago, Isabel Rodrigues Santiago e Helena Duarte de Azevedo. Pelo livro de batismos, que se encontra hoje no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, encontramos os seguintes registros: Antonio Rodrigues Santiago aparece, em 4 de Agosto de 1705, como padrinho de Perpétua, filha de João Barbosa de Góis e de Luisa Ribeiro. Não há o batismo dele, pois deve ter nascido antes de 1688; Já Isabel Rodrigues Santiago, batizou-se, em 26 de novembro de 1691, em São Gonçalo do Potengi, sendo seus padrinhos o Capitão Teodósio da Rocha e Joana Costa, filha do Capitão Domingos da Costa Faleiros. Isabel reaparece nesse livro, já casada com Salvador de Araújo Correia, por conta do batizado de sua filha, Luisa, na Capela de Utinga de invocação de Nossa Senhora do Socorro, onde foram padrinhos, o padre Antonio de Araújo e Sousa, e sua irmã Helena Duarte de Azevedo. Helena, por sua vez foi batizada em 27 de dezembro de 1701, na Capela de São Gonçalo do Potengi. Foram seus padrinhos Antonio Duarte e Anna de Macedo, filha do capitão João Martins de Sá; Barbara, que não aparece na relação de Manoel Maurício,  foi batizada, em 31 de outubro de 1689, na Capela de São Gonçalo. Foi seu padrinho Matias Camelo.
É possível que essa última tenha morrido cedo ou tenha ficado solteira, pois, nos documentos posteriores não há nenhuma referência a ela.
Dos filhos de Catharina Duarte de Azevedo e Manoel Rodrigues Santiago, só foi possível encontrar o registro de casamento, em 1730, de Helena Duarte de Azevedo que transcrevo aqui:
"Aos doze de janeiro de mil setecentos e trinta annos, na Capella de Nossa Senhora do Socorro da Utinga, desta Freguezia de Nossa Senhora da Apresentação do Rio Grande do Norte, feitas as denunciações nesta Matris e na Capela onde é moradora a Contraente, e apresentado pelo Contrahente banhos corridos na sua Matriz ,Freguesia do Assu, e justamente um mandado do Muito Reverendo Doutor Vigário Geral o Senhor Antonio Perera de Castro (ilegivel) de ambos para se casarem, sem se descobrir impedimentos, em presença do Padre Antonio Domingos Rodrigues Tilloens, de licença do Reverendo Coadjutor licenciado, João Gomes Freire que por minha ausência fazia as vezes do verdadeiro Pároco, sendo presentes por testemunhas o Capitão Mor desta Capitania Domingos de Moraes Navarro , o Capitão Manoel Rodrigues Santiago, casado, Anna de Macedo mulher do Capitão João Marinho de Carvalho, e dona Maria Magdalena mulher do Sargento Maior Hilário de Castro Rocha, se casaram em face da Igreja Solenemente o Coronel Lourenço de Arahujo Correa filho legitimo de João de Arahujo e de sua mulher Maria Lopes já defuntos naturais e fregueses  da Freguesia de Cabração termo do Arcebispado de Braga e Elena Duarte, filha legitima do Capitão Manoel Rodrigues Santiago e de sua mulher Catherina Duarte, moradores todos nesta Freguesia e todas pessoas acima ditas conhecidas, guardando em tudo a forma do Concilio Tridentino e pelo assento que veio do dito Padre mandei fazer este, em que por verdade assinei. Manoel Correa Gomes, vigário do Rio Grande. Domingos de Moraes Navarro."
Os três filhos de Catharina Duarte de Azevedo e Manoel Rodrigues Santiago tiveram ao todo 19 filhos, que passamos a nomear.
Antonio Rodrigues Santiago e Custódia do Sacramento tiveram os seguintes filhos: Capitão Manoel Rodrigues Santiago, Francisco Tavares Guerreiro, Joanna Gomes de Abreu e Catherina Duarte de Azevedo. Observe que os sobrenomes são diferentes.
Isabel Rodrigues Santiago e Salvador de Arahujo Correa tiveram os seguintes filhos: Capitão Manoel de Arahujo Correa, José Rodrigues Santiago, Salvador de Arahujo Correa Junior, Sargento Mor Antonio Rodrigues Santiago, Teresa Duarte de Jesus, Lourenço de Arahujo Correa, Anna Maria da Conceição, Bernarda de Arahujo Correa, Joanna Rodrigues Santiago Junior, Isabel Rodrigues Santiago Junior. Esses Junior aparecem no documento escrito por Manoel Maurício, possivelmente, para diferençar de outras pessoas da família, de mesmo nome.
Helena Duarte de Azevedo e Lourenço de Arahujo Correa tiveram os seguintes filhos: Francisco de Arahujo Correa, José de Arahujo Correa, Antonio Rodrigues de Arahujo, Ignês Maria de Arahujo e Anna Maria da Conceição.
No próximo artigo noticiaremos sobre alguns outros descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário ajudará na correção dos artigos e fotos, bem como na construção de novas informações.